Esse tipo de tinta é sempre diluído com água, essa é a principal característica das tintas usadas para não só embelezar, mais o motivo maior é proteger as paredes da casa das intempéries do clima (Sol e Chuva).
Temos vários tipos de tinta desenvolvidas para pintura de paredes rebocadas (alvenaria)
1 – Não tem cheiro forte e fácil aplicação, a tinta Látex PVA tem uma secagem rápida. Esse tipo de tinta não é resistente à chuva e ao sol, por isso é indicada para paredes internas e tetos.
2 – Tinta Acrílica – Indicada para exteriores devido a sua principal característica, essa é uma Tinta Impermeável, tem boa cobertura e pode ser usada também nos banheiros para proteger as paredes da umidade.
A tinta Acrílica pode ser encontrada com 3 tipos de acabamento, Fosco, Acetinado (leve brilho) e Semibrilho (mais brilhante), lembrando que quanto mais brilhante mais a parede tem que estar uniforme e bem acabada pois as tintas que dão brilho mostram os defeitos e as ondulações das paredes.
Devido a sua durabilidade (em sua composição são usados resinas acrílicas) podemos usar essa tinta em ambientes internos também e isso a torna a tinta para parede mais usada na atualidade.
3 – Tinta Super lavável – Muito usada nos quartos infantis, ou em locais de muito fluxo de pessoas, ela não mancha com facilidade, repele líquidos e ainda apresenta pouco cheiro durante a aplicação.
4 – Tinta Inodora – Indicadas para ambientes Internos e em reformas rápidas, evitam possíveis reações alérgicas, seu cheiro quase imperceptível some com 3 horas após a aplicação.
5 – Tinta Anti-mofo – Apresenta fórmula com ação fungicida e bactericida que protege a superfície de hóspede indesejados (fungos e bactérias) é também indicada para aplicações em gesso.
6 – Tinta Epóxi – Recomendada para o banheiro e a cozinha devido à alta resistência à umidade e à abrasão. Aliás, ela também pode ser usada nas áreas externas, como a varanda, e é ideal ainda para renovar revestimentos.
Essa tinta também é muito usada em pisos de Oficinas e Concessionárias que procuram manter o ambiente limpo e organizado.
Entender que a preparação da parede antes de se aplicar a tinta é a maior sacada que qualquer pintor iniciante poderá ter antes de começar ou comprar qualquer material, essa parte de avaliar as condições de conservação da parede é de extrema importância ao definir não só a tinta mais, talvez poderemos ter que comprar outros materiais que vão fazer parte dessa reforma, lembrando que poderemos usar a melhor tinta do mundo mas, se for aplicada em cima de uma superfície suja, empoeirada, com humidade, soltando cascas ou areia do reboco, pó de tinta velha ou qualquer impureza que seja essa tinta vai descascar em poucos meses.
O ponto mais importante a ser estudado é os pontos de infiltração de água, se é por cima ou se vem de umidade de baixo, do chão mesmo, se a parede estiver perto de algum piso que acumule água ou até por falta de sol mesmo pode demorar a secar esses pontos são os mais críticos e que devem ser bem preparados pois a água e o sol em excesso destrói os lugares bem estruturados, esses que já estão apresentando problemas irão se deteriorar muito mais rápido.
Lembre-se, uma pintura bem feita pode durar até 5 anos ou mais, uma pintura mal preparada pode durar 2 meses.
Geralmente usamos uma Lavadora de Alta Pressão para lavar e tirar bem o pó, depois aplicamos uma demão de Fundo Preparador de Parede para selar a poeira que não vai sair com a água.
Agora sim, poderemos aplicar uma tinta Latex Acrílica para parede (apropriada para áreas externas), quando a tinta é de boa qualidade com 2 demãos o serviço no rolo de Lã fica perfeito, nos cantos usamos Pincel ou Trincha.
Iremos precisar de uma escadinha de abrir, vai por mim, essa “menina” vai te ajudar demais, não só nesse serviço mais por muitos outros que virão no futuro, agente está sempre precisando de uma escadinha dessas.
Essas foram as Tintas de Parede, se você quiser saber mais sobre as Tintas para Ferragem e Madeira (portas – janelas – madeiramento) vamos lhe mostrar tudo o que você precisa saber para não gastar dinheiro nem tempo a toa entendo um pouco mais sobre “Tinta Esmalte Sintético”